sábado, 19 de abril de 2008

Cesárea ou parto normal?

Bom dia!

Essa noite tive uma leve crise de insônia e acabei por aqui, lendo algumas coisinhas sobre parto. Adorei uma matéria que mostra as diferenças entre os dois tipos de intervenções mais conhecidas: cesárea e parto normal. Foi a primeira matéria que li completamente imparcial, sem puxar sardinha para um lado. Bom, na faculdade de Jornalismo me ensinaram que deve-se escrever assim, pena que a maioria não segue à risca.

Li o texto num fórum de Gravidez, o www.e-familynet.com. Lá não diz a fonte, infelizmente. De qualquer forma, vou postar aqui, achei muito interessante.

O momento do parto é um dos mais delicados para a mãe e o bebê, mas os avanços tecnológicos e o acompanhamento médico durante a gestação permitem à mulher opções diferentes, de partos confortáveis e seguros.

As imagens ou cenas antigas que retratam o momento do parto mostram, na maioria das vezes, a mulher sofrendo, entre contrações e dores, até ter nos braços seu bebezinho chorando. Hoje em dia, principalmente nos grandes centros do país, essa cena pode ser completamente transformada e, de acordo com a saúde da mulher, é possível que ela escolha como quer viver essa experiência. “Os avanços, tanto para os partos normais como para as cesarianas, são muitos nos dias atuais”, afirma Adriana B. Campaner, ginecologista e obstetra da Santa Casa de São Paulo.

De acordo com a médica, o desenvolvimento de cada caso e as condições gerais da mãe e do bebê são fundamentais para a escolha do parto. “Existem situações em que a cesariana é necessária, como nos casos de descolamento prematuro de placenta ou de placenta prévia – quando a mesma está localizada na frente do colo do útero. A cirurgia também é indicada quando a gestante apresenta problemas de dilatação, tem hipertensão arterial, já passou por duas ou mais cesarianas – quando há risco de rompimento do útero –, entre outros”, explica ela.

A ginecologista ressalta que a gestante precisa conhecer as diferenças entre esses dois tipos de parto. Ela deve estar informada e orientada por um médico para escolher a melhor maneira de dar à luz. “O parto normal apresenta recuperação muito mais rápida, mas a mulher corre o risco de ter flacidez na musculatura do períneo. Já a cesárea, possibilita que a família programe a hora da chegada do bebê, mas há o risco de infecção cirúrgica, por exemplo.” A médica aponta um dado interessante: em hospitais públicos, 30 a 40% dos partos são cesarianas; em maternidades particulares, esse número sobe para 80% dos casos.

“A maioria das mães com poder aquisitivo mais alto querem programar a data de nascimento do bebê e driblar a dores do parto normal”, afirma Adriana.

O parto normal é reconhecido por médicos como o mais natural e menos invasivo, pois acontece na hora exata em que mãe e filho estão preparados e, atualmente, as inconvenientes dores podem ser amenizadas por meio de anestesia. “Hoje, aplica-se uma anestesia especial que não impede as contrações. Além disso, os obstetras costumam fazer a episiotomia – corte na lateral da vagina, que amplia a passagem do bebê”, diz a médica. Vale lembrar, que um trabalho de parto normal pode demorar até 12 horas para ser finalizado.

A médica percebe que ocorre um resgate dos partos mais naturais, mas alerta para que as mulheres não deixem de se preocupar com a estrutura que as cerca. “Muitas mães optam por partos naturais, de cócoras, dentro d’água ou até mesmo em casas de parto. Essas alternativas são benéficas, desde que haja permissão médica e atendimento adequado para qualquer emergência”.

Entre as vantagens da cirurgia cesariana, está o controle maior de todo o processo de parto, o que permite intervenções médicas mais rápidas. O incômodo está no pós-parto, já que o período de recuperação e cicatrização pode durar de uma semana a dez dias. A anestesia usada ultimamente
retarda as dores pós-operatórias por até dois dias.

Para amenizar o inconveniente, existe também uma nova técnica cirúrgica conhecida por Cesárea Minimamente Invasiva. O novo procedimento foi criado em Israel e tem intuito de diminuir o trauma ocorrido com a abertura de sete camadas de tecido abdominal para a saída do bebê. Desta forma, o médico consegue realizar o parto com aberturas menores, o que facilita a recuperação da mulher. Segundo o pediatra homeopata, Antonio Miguel Zarvos, o bebê terá vida tranquila e saudável, independentemente do tipo parto, se o procedimento for bem feito. Caso a mulher possa escolher o tipo de parto, o médico prefere o normal, pois acredita ser o mais apropriado para a mulher e a criança. “A cesariana é indicada em casos de necessidade médica. Se a mãe estiver com boa saúde e acompanhada pelo médico, o parto normal é sempre indicado.” Zarvos defende o método como o mais correto, já que, como o próprio nome diz, é natural. A mulher é preparada fisicamente e psicologicamente para aquele momento. No caso do bebê, o ato de ser expelido de forma natural proporciona uma massagem nos órgãos internos, que serve para limpeza dos mesmos.

A escolha entre cesariana e parto normal pode ser complicada, mas os médicos garantem que o mais importante nesse momento é haver interação e confiança entre a gestante e o médico. “O diálogo aberto é a atitude mais apropriada para ambos, já que o médico precisa conhecer completamente o estado da gestante, e esta precisa confiar na indicação do profissional ou ser orientada para realizar a melhor escolha”, conclui o pediatra.

3 comentários:

Marcos Hunger disse...

oi meu amor!

li seu blog inteirinho desta vez!! agora estou mais do que atualizado!

gostaria de escrever tantas coisas lindas sobre o lucca, para o lucca... vc traduz td de lindo que está acontecendo nas nossas vidas, na nossa familia.

te amo, vc é minha razao pra tudo, e "quero apenas agradecer a tudo que tenho de vc", pq vc só meu trouxe vida, luz, felicidade e amor pra todas as nossas vidas, e agora presenteando talvez com o maior dos presentes.... nosso fruto, nosso filho lindo, o lucca.

TE AMO!

Reneide disse...

Oi linda, como ta lindo o seu barrigão, adorei o seu cantinho, muito aconchegante. Indiquei o seu blog na campanha da amizade, depois passe no meu blog e pegue o selinho.
Bjos

Reneide disse...

O endereço do meu é http://reneidesoares.blogspot.com